terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Qual o papel do pai na estrutura familiar de hoje?

Resolvi começar a escrever neste Blog, porque vários são os questionamentos referentes a estrutura familiar de hoje. Descendo de uma família de formação religiosa Católica e sempre tive
a informação que o pai, como sendo o homem da família, sexo forte, era o provedor da família, responsável pelos alimentos, pela renda da casa, enfim, pela manutenção da mesma.
Vou relatar um pouco de minhas experiências no aspecto familiar e profissional, os quais me levaram a uma reflexão mais profunda. Trabalhei por dez anos na administração pública de uma grande capital brasileira, tendo uma carreira monótona e sem grandes perpectivas e movido pelo desejo de melhora, nos aspectos financeiro e profissional, resolvi me arriscar em uma carreira da iniciativa privada, mal sabia eu que seria uma tentativa frustrante e determinante para o meu insucesso. Veio o que eu nem gosto de pronunciar, o famigerado desemprego, junto com ele a insatisfação geral, depressão e uma desestruturação no lar, isto quase me levou a separação. Casado há onze anos, e pai de quatro filhos; começaram as brigas e discórdias dentro de casa, a minha casa que até então não conhecia aquele clima tenso gerado pela insatisfação e pela incerteza, teve que passar a conviver com este fantasma. Daí surge a idéia central do meu questionamento: A mulher no mercado de trabalho, como agentes provedoras de renda, papel outrora desiganado aos homens, e o homem como Donas de Casa, papel este anteriormente designado as mulheres, não quero que me interpretem dentro de uma visão machista ou coisa parecida, apenas estou relatando uma experiência, uma fase da minha vida que passei, mas que foi para mim um grande aprendizado. Em Breve darei continuidade aos meus relatos de babá, cozinheiro, enfim os apuros quando um homem assume o papel de mãe, tenho certeza que muitos já passaram ou estão passando por esta experiência, seja por motivo de desemprego, saúde ou outro impedimento qualquer. Para mim de início foi uma experiência que me trazia uma série de conflitos mas que no final me trouxe uma experiência nova que estarei Compartilhando um pouco com vocês nesta página.